Energia solar

A energia solar é a energia renovável mais abundante e limpa. Ao contrário do petróleo, do carvão ou do gás natural, não produz emissões poluentes que afetam a qualidade do ar, da água e do solo, responsáveis pelo aquecimento global. 

As reações nucleares do Sol produzem quantidades massivas de energia que irradiam da sua superfície na forma de luz e calor. Esta energia pode ser colhida e convertida usando painéis fotovoltaicos ou solares térmicos.

 

Os painéis solares fotovoltaicos são baseados no efeito fotovoltaico no qual o impacto de um fotão numa superfície feita num material específico gera a emissão de um electrão. A superfície deve ser semicondutora, como o silicone-monocristalino ou policristalino.O impacto da energia solar na superfície atómica de um material semicondutor cria uma corrente elétrica que é usada para criar eletricidade.

outros tópicos:

Por outro lado, a energia solar térmica colhe luz solar e converte-a em calor. Geralmente, estes painéis aquecem fluídos que depois vão para um cilindro de água quente. 

 

As energias renováveis cresceram exponencialmente durante os últimos anos. Segundo a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), em 2018 a China tinha uma capacidade de energia instalada de mais de 175.000MW, e Portugal de 670MW.

Considerando a percentagem de energias renováveis utilizadas, a Alemanha lidera a nível mundial com 12.74%, seguida pelo Reino Unido (11.95%), Suécia (10.96%) e Espanha (10.17%), 

 

Em termos de energia solar térmica, Espanha tinha instalado 2304MW e os Estados Unidos 1758MW.

© 2019 All rights reserved Meta.atelier

  • Facebook
  • White Instagram Icon